Aditivo biodegradável é a melhor solução em qualquer cenário

Será o banimento de produtos plásticos a melhor solução para o meio ambiente?

Imaage: Aditivo biodegradável é a melhor solução em qualquer cenário

Será o banimento de produtos plásticos a melhor solução para o meio ambiente?

Aditivo oxi biodegradável é uma alternativa mais viável?

O mundo mudou, é verdade. Hoje a luta por um mundo melhor se tornou uma realidade e não mais um ideal distante. Os produtos devem ser baratos e eficientes e não podem agredir o meio ambiente. Nunca houve tanta demanda por produtos retornáveis, reutilizáveis e recicláveis, nem se estudou tanto sobre coleta seletiva.

Contudo, o lixo sólido e o descarte indevido ainda são assuntos muito preocupantes.

No Brasil, somente 15% da população tem acesso à coleta seletiva, o que significa que a maioria dos materiais plásticos descartados acabam em aterros sanitários ou, pior ainda, nos lixões a céu aberto, rios e oceanos. Uma estimativa recente da ONU revela que pelo menos 8 milhões de toneladas de plásticos são descartados todos os anos nos oceanos. Segundo o mesmo relatório, até 2050, 99% das aves terão ingerido plástico durante sua vida, assim como peixes e até mesmo nós humanos por intermédio dos microplásticos consumidos pelos animais do solo, mar e ar.

Atitudes como o banimento do plástico são medidas paliativas, que também não resolvem o problema da poluição ambiental. A indústria da celulose, por exemplo, é uma das maiores responsáveis pelo desmatamento e pela poluição de águas doces da Ásia e de outros países do mundo.

É AÍ QUE ENTRAM OS ADITIVOS BIODEGRADÁVEIS 

Aditivos biodegradáveis são catalisadores oxidativos que, ao quebrarem a cadeia de carbono das moléculas dos hidrocarbonetos, poliolefinas derivadas da nafta, fazem com que os produtos fabricados em plástico convencional, de origem fóssil, se tornem 100% biodegradável.

Segundo os especialistas, biodegradável é o produto plástico que, quando descartado no meio ambiente de forma equivocada (uma vez que deveria ser reciclado), passa pela degradação abiótica (causada pelo meio ambiente como sol e água) e é então digerido por colônias de micro-organismos que estão presentes no ecossistema. O resultado dessa digestão é um substrato de carbono, que entra mais facilmente na cadeira alimentar microbiana, de maneira oportuna, segura e eficaz, depois de um tempo predeterminado”.

Os 5 Rs (Repense, Reduza, Reuse, Recicle e Remova) são uma maneira de educar e conscientizar as pessoas a utilizar de forma correta os recursos de nosso planeta. Segundo o Ministério do Meio Ambiente: “Os cinco Rs fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício”.

Ainda segundo o Ministério, a prática dos 5 Rs ajuda na redução da extração de recursos naturais; na redução dos resíduos em aterros e aumento da sua vida útil; na redução dos gastos do poder público com o tratamento do lixo; na redução do uso de energia nas indústrias; e intensificação da economia local (sucateiros, catadores, etc.).

A grande maioria dos materiais plásticos não é nociva ao meio ambiente, desde que sejam seguidos os procedimentos corretos propostos pelos 5 Rs. Essas informações devem constar em toda literatura e embalagem dos produtos finais.

Quando os plásticos são aditivados com Go Green P-life, nosso aditivo biodegradável, os resíduos no final do processo são absorvidos pelo meio ambiente na forma de húmus, H2O e CO2. Este por sua vez, segue com sua principal função de agente na fotossíntese das plantas clorofiladas.

É um consenso entre os especialistas que um produto, para ser considerado biodegradável, precisa decompor em pelo menos 90% durante um período predeterminado.

Já o cientista, doutor e professor da Universidade de Michigan Ramani Narayan é ainda mais enfático: “É falsa a afirmação de que um resultado inferior à porcentagem de 90% em prazo predeterminado (para o material de ensaio) seja BIODEGRADÁVEL. Um produto DEGRADÁVEL que seja parcialmente BIODEGRADÁVEL, ou supor ainda que, eventualmente o mesmo se BIODEGRADARÁ, não pode ser considerado um produto amigável, causando graves consequências sanitárias e ambientais”. O critério adotado para avaliar a biodegradação no mundo é a Norma ASTM D 6954-4.

Go Green P-life é o primeiro e único aditivo oxi biodegradável no mundo certificado pelo SPCR 141, de acordo com a norma ASTM D 6954-4, que comprova a DEGRADAÇÃO abaixo de 5.000 mols no peso molecular do material de ensaio, BIODEGRADAÇÃO acima de 90% no período de cerca de  dois anos e que apresenta total segurança na comprovação da não contaminação por metais pesados no solo. Testes feitos em plantas adubadas com substratos contendo P-Life e em plantas adubadas sem substratos contendo P-life comprovaram que mais de 90% das plantas que foram adubadas com P-life cresceram igualmente às outras.

Nosso princípio ativo P-life foi aprovado nas três etapas da norma:
– DEGRADAÇÃO TOTAL DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS – APROVADO
– BIODEGRADAÇÃO ACIMA DE 96% NO MEIO AMBIENTE – APROVADO
– AUSÊNCIA DE RESÍDUOS TÓXICOS – APROVADO

A Eco Ventures Bioplastics trabalha todos os dias em busca de alternativas para que todas as pessoas preocupadas com o meio ambiente consigam lutar por um planeta mais sustentável, sendo pioneira no desenvolvimento de produtos com características BIODEGRADÁVEIS.

O PE (polietileno), o PP (polipropileno), o PS (poliestireno), o PET (politereftalato de etileno), assim como outros derivados da nafta, são exemplos de produtos que podem ser aditivados com Go Green P-life. Assim sendo, esses materiais, quando transformados em produtos plásticos, tornam-se totalmente biodegradáveis!

Muitas empresas transformadoras no Brasil e no mundo já estão utilizando a tecnologia Go Green P-life.

Estamos lutando por um mundo melhor! E você?

REPENSE, REDUZA, REUSE, RECICLE e REMOVA.

Exija produtos BIODEGRADÁVEIS!

Compartilhe:
Image
A Eco Ventures Bioplastics é subsidiária da norte-americana Brazil Eco Ventures Inc., fundada por Mark Tie, com sede em Aspem, Colorado. Desde a sua fundação em 2011, ela investiu na expansão dos negócios e hoje mantem empresas coligadas no México, Guatemala, Japão, China e Brasil.
Fale com nossa Equipe

Caso deseje uma cotação ou mais informações fale com nossa equipe