Dia 28/07 é O Dia da Sobrecarga da Terra de 2022

É a data que demarca quando estouramos o limite.

Imaage: Dia 28/07 é O Dia da Sobrecarga da Terra de 2022

Dia 28/07 é O Dia da Sobrecarga da Terra de 2022
 
O Dia da Sobrecarga da Terra é a marca anual de quando a demanda da humanidade ultrapassa a capacidade do planeta de gerar e renovar esses recursos ao longo de 365 dias. É a data que demarca quando estouramos o limite.
 
E esse dia tem chegado cada vez mais cedo com o passar dos anos!!

Dia 28/07 é O Dia da Sobrecarga da Terra de 2022
 
Devido à pandemia, tivemos um atraso do dia em 2020, e o esgotamento dos recursos vieram no dia 22 de agosto. Mas já em 2021, a data voltou para 29 de julho, e recuou novamente este ano.
Para sustentar nosso consumo, em 2022, precisaríamos de 1,75 planeta Terra, enquanto em 2020, ano que tivemos o maior adiamento da data, precisaríamos "apenas" de 1,6 planeta, marcado no dia 22 de agosto (quase 1 mês depois da data desse ano).

E pensar que o primeiro Dia de Sobrecarga da Terra foi 25 de dezembro de 1971. Ou seja, em aproximadamente 50 anos, conseguimos “adiantar” o esgotamento de recursos do planeta em praticamente 5 meses, quase 1 mês por década.
Se continuarmos neste ritmo, em 2050 estaremos gastando um planeta Terra inteiro por volta de abril. E antes da virada de século, estaremos consumindo o equivalente a 1 planeta Terra por mês.

Segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), se conseguíssemos diminuir em 50% toda a emissão de CO2, poderíamos ganhar cerca de 93 dias ao ano, ou seja, atrasar o Dia da Sobrecarga até outubro. Nisso, inclui a priorização de transportes coletivos e de transportes com baixa emissão de poluentes, como trem, metrô e ônibus elétricos, e carros ou motos elétricas para transporte individual.
É também sugerido a diminuição do consumo de carnes, visto que reduzindo 50% do consumo médio anual, adiaria em 17 dias o dia de esgotamento. Junto desta ideia, vem também a diminuição do desperdício de alimentos, e mais uma vez, reduzindo pela metade, ganharíamos mais 11 dias.

Independente de qual mudança e no tamanho dela, fato é que precisamos mudar. Seja de maneira radical, seja a passos lentos, é de extrema importância começar a levar os recursos naturais em consideração em nossas decisões e ações, porque no final do dia, lembre: nós só temos UM planeta, e já estamos gastando quase 2 em um único ano.

Se quiser mais informações, considere entrar no site oficial do Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day):

Você também pode calcular o quanto você gasta de recurso do planeta neste link.

Compartilhe:
Image
A Eco Ventures Bioplastics é subsidiária da norte-americana Brazil Eco Ventures Inc., fundada por Mark Tie, com sede em Aspem, Colorado. Desde a sua fundação em 2011, ela investiu na expansão dos negócios e hoje mantem empresas coligadas no México, Guatemala, Japão, China e Brasil.
Fale com nossa Equipe

Caso deseje uma cotação ou mais informações fale com nossa equipe